Pintura

       A pintura barroca em Itália, tal como a escultura, seguiu os condicionalismos religiosos e obedeceu a um objectivo ideológico contra- reformista. Este tipo de pintura foi divulgado em parte noutros países católicos como a França, a Espanha e Portugal.
         Assim, os temas iconográficos principais são: anjos, santos, martírios, a Virgem Maria, Cristo na Cruz, a Morte e o Pai Tempo (Vanitas).
         Estes temas sugerem piedade, devoção, emoção e êxtase.
·
C
C
      Caracteristicas da Pintura:

  •  Utilização de cores intensas;
  •  Jogo de luz e sombras para dar a noção de profundidade;
  •  Movimento;
  •  Forte expressão de sentimentos/dramatismo;
  •  Composições assimétricas na diagonal;
  •  Naturezas–mortas.
  •   Se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio do renascimento;
  •  Acentuado contraste de claro- escuro, expressando os sentimentos - era um recurso que visava intensificar a sensação de profundidade;
  •   Realista, abrangendo todas as camadas sociais;
  •   Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática
  •   A luz não aparece por um meio natural, mas sim projectada para guiar o olhar do observador até o acontecimento principal da obra
  •   Podemos citar como exemplos de artistas barrocos: Caravaggio, Rubens, Rembrandt, Velázquez, Vermeer e  El Grego.

Natureza Morta:
  •       Os   compradores  de Arte holandeses preferiam paisagens, naturezas-mortas e cenas do dia-a-dia.
  •       Representação da beleza dos objectos, captados num dado momento.
  •       Preocupação com a luz sobre os objectos;
     Pintores mais importantes:

        Caravaggio:
  •       Retratava personagens bíblicos, principalmente Jesus e Maria, baseando-se em pessoas comuns que encontrava nas ruas de Roma;
  •       Usava um forte realismo na pintura de suas obras.
  •       Colocava o foco da imagem nos rostos dos personagens;
  •       Usava efeitos de sombras e luzes.
  •       Pintava o fundo de suas obras de cores escuras, principalmente de cor preta. Este recurso dava um aspecto obscuro em suas pinturas.
  • Caravaggio, Os jogadores de cartas


       Rubens:
  •       Dramatismo;
  •      Contraste claro/escuro;
  •      Cores quentes;
  •       Movimento.

Rubens, A Descida da Cruz


        Rembrandt:
  •      Realismo;
  •      Representação fiel dos objectos;
  •      Expressão do movimento e do patético;
  •      Grande preocupação com o tratamento da luz e cor.
Rembrandt, A Lição de Anatomia do Dr.Nicolaes Tulp



       Vermeer:
  •      Pintura de Interiores (Característica própria da pintura holandesa);
  •      Cenas Íntimas;
  •      Soberba técnica de desenho (realismo);
  •      Perspectiva;
  •      Soberbo domínio de luz;
  •      Harmonia Cromática.
Vermeer, A Leiteira






Sem comentários:

Enviar um comentário