A
pintura barroca em Itália, tal como a escultura, seguiu os condicionalismos
religiosos e obedeceu a um objectivo ideológico contra- reformista. Este tipo
de pintura foi divulgado em parte noutros países católicos como a França, a
Espanha e Portugal.
Assim, os temas iconográficos principais são: anjos, santos, martírios, a Virgem Maria, Cristo na Cruz, a Morte e o Pai Tempo (Vanitas).
Estes temas sugerem piedade, devoção, emoção e êxtase.
Assim, os temas iconográficos principais são: anjos, santos, martírios, a Virgem Maria, Cristo na Cruz, a Morte e o Pai Tempo (Vanitas).
Estes temas sugerem piedade, devoção, emoção e êxtase.
·
C
C
Caracteristicas da Pintura:
- Utilização de cores intensas;
- Jogo de luz e sombras para dar a noção de profundidade;
- Movimento;
- Forte expressão de sentimentos/dramatismo;
- Composições assimétricas na diagonal;
- Naturezas–mortas.
- Se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio do renascimento;
- Acentuado contraste de claro- escuro, expressando os sentimentos - era um recurso que visava intensificar a sensação de profundidade;
- Realista, abrangendo todas as camadas sociais;
- Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática
- A luz não aparece por um meio natural, mas sim projectada para guiar o olhar do observador até o acontecimento principal da obra
- Podemos citar como exemplos de artistas barrocos: Caravaggio, Rubens, Rembrandt, Velázquez, Vermeer e El Grego.
Natureza Morta:
-
Os compradores de Arte holandeses preferiam paisagens, naturezas-mortas e cenas do dia-a-dia.
- Representação da beleza dos objectos, captados num dado momento.
- Preocupação com a luz sobre os objectos;
Pintores mais importantes:
Caravaggio:
- Retratava personagens bíblicos, principalmente Jesus e Maria, baseando-se em pessoas comuns que encontrava nas ruas de Roma;
- Usava um forte realismo na pintura de suas obras.
- Colocava o foco da imagem nos rostos dos personagens;
- Usava efeitos de sombras e luzes.
- Pintava o fundo de suas obras de cores escuras, principalmente de cor preta. Este recurso dava um aspecto obscuro em suas pinturas.

Caravaggio, Os jogadores de cartas
Rubens:
- Dramatismo;
- Contraste claro/escuro;
- Cores quentes;
- Movimento.
![]() |
| Rubens, A Descida da Cruz |
Rembrandt:
- Realismo;
- Representação fiel dos objectos;
- Expressão do movimento e do patético;
- Grande preocupação com o tratamento da luz e cor.
![]() |
| Rembrandt, A Lição de Anatomia do Dr.Nicolaes Tulp |
Vermeer:
- Pintura de Interiores (Característica própria da pintura holandesa);
- Cenas Íntimas;
- Soberba técnica de desenho (realismo);
- Perspectiva;
- Soberbo domínio de luz;
- Harmonia Cromática.
![]() |
| Vermeer, A Leiteira |



Sem comentários:
Enviar um comentário